terça-feira, 24 de abril de 2012

A CORRUPÇÃO CULTURAL ESTÁ DESTRUINDO A HONRA E A HISTORIA DOS ARTISTAS PLÁSTICOS BRASILEIROS


Com a criação da nova ditadura das artes plásticas no Brasil, ficou cada vez mais difícil a sobrevivência dos profissionais de artes plásticas. Isto vem acontecendo de forma mais intensa nas duas ultimas décadas e não haverá solução do problema enquanto a classe dos artistas plásticos não tomar consciência do fato e agir corretamente. Já é conhecida por muitos brasileiros, a forma como se processa a tomada de poder na área cultural. O poder que agora já não veste fardas, mas usa a roupa do homem comum aos olhos do povo, toma posições de controle social e político, assumindo cargos nas cobiçadas diretorias de órgão governamentais. Estes representantes das organizações sócio-culturais trabalham de forma egoísta e partidária, prejudicando o desenvolvimento cultural do país, deixando um efeito altamente maléfico para a sociedade, que é o “analfabetismo estético”. A pior parte desta situação é a imposição de uma “ignorância oficial”, que bloqueia a liberdade de percepção e expressão do povo.



A OPRESSÃO DE UMA CLASSE QUE PASSA AS ESCURAS



O BRASILEIRO TEM A SUA HISTORIA DE MEDO DE FALAR



MUITOS SÃO SUBMISSOS E OS CORRUPTOS DOMINAM



O ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO VIROU UM ROBÔ


O POVO VER O QUE O SISTEMA QUER


O POVO É MANIPULADO PARA NÃO TER O JUIZO DO GOSTO


A “Força Nacional do Artista Plástico” está denunciando a armação nojenta que vem sendo montada a partir de atividades eleitoreiras na conquista de cargos importantes nos órgãos de cultura. Hoje no Brasil, vários cargos de diretoria, chefias e coordenação cultural foram conquistados por grupos deletérios, grande parte auto-intitulados artistas plásticos, que se achegam aos órgãos de cultura através de troca de favores políticos e amizades partidárias. Estes crápulas chegam aos órgãos de cultura como se tivesse a capacidade para tal função e detonam todas as produções artísticas que não estão na sua ideologia, barrando e cortando projetos, impedindo exposições, difamando e sujando a imagem do artista plástico que não é contemporâneo conceitualista. A maioria destes artistas prejudicados são: pintores, escultores, desenhistas, gravadores, entalhadores, ceramistas, etc. que não seguem a moda da ditadura da arte brasileira, e que ficam sem espaço de trabalho por ordem dos próprios órgãos de cultura. Este processo de sucateamento do espaço do artista plástico está crescendo a cada ano no país e não terá fim, pois se observarmos os espaços das “galerias de artes públicas” que existem hoje, todos eles negam a vez para os artistas plásticos, porem colocam numa área onde caberiam cinqüenta (50) artistas, apenas dois (2) com as já conhecidas instalações e performances. O estreitamento dos campos de trabalho dos artistas plásticos está dizimando a profissão, e não há nenhum órgão ou instituição no país que se proponha a verificar o que está acontecendo, pois os seus próprios dirigentes são partidários da arte contemporânea conceitual, e alegam que outras formas de arte não estão mais em “moda” e “não se fala mais nisso”! 



SALÃO IMENSO VAZIO, A ÚNICA ALTERAÇÃO SÃO OS PLÁSTICOS NAS COLUNAS



TODOS OS CONCEITUALISTAS SÃO APROVEITADORES DE ESPAÇOS


PARA OS TRAPAÇEIROS DAS INSTITUIÇÕES TUDO VALE MENOS ARTES PLÁSTICAS


Muitos destes falsos artistas plásticos, protegidos pelos partidos organizados da arte contemporânea conceitual, fazem parte do trem da alegria conduzido pelos corruptos que o Brasil escuta falar todos os dias. Estes indivíduos sob a carapuça do poder, dentro das instituições culturais arquitetam toda sorte de trapaças para tirar os artistas produtores de obras de artes plásticas do circuito de mercado, pondo em seu lugar os charlatões que ficam a espreita dos locais de exposições para montar as suas parafernálias que ocupam centenas de metros dos edifícios dos órgãos de cultura. Estes órgãos falsamente chamados de protetores e conservadores da historia artística do país, estão também omitindo muitas vezes o acervo de “grandes mestres das artes plásticas do Brasil”, tanto em capitais como em cidades diversas. Temos um fabuloso exemplo, deste fato que é o “Museu Murillo La Greca” em Recife, um artista que foi fundador da “Escola de Belas Artes de Pernambuco” (Escola que foi fechada pela própria Universidade Federal de Pernambuco) e que doou toda a sua obra, quando ainda vivo, e que hoje o seu Museu é manipulado por agentes incompetentes dos órgãos de cultura oficiais, a quem o grande mestre confiou a sua tão digna doação em favor da historia das artes plásticas brasileiras. Saberá quem se interessar pelo fato, que no recinto deste Museu as únicas coisas que não se pode ver com clareza, são as obras do grande mestre, pois aquele espaço fica ao sabor das aventuras estéticas de artistas contemporâneos conceituais, utilizando todos os recantos do museu para tais expressões. Para não ficar muito na cara, uma vez ou outra mostram a obras do dono do Museu, sem nenhuma honra merecida, obra esta, que sobrevive as traças e a deterioração do tempo.   Cabe a “Força Nacional do Artista Plástico” denunciar esta podridão, que não passa de uma briga por posições políticas nas instituições administrativas do país.




O MUSEU MURILLO LA GRECA AGORA SÓ SERVE PARA  MALANDRAGENS LÚDICAS


UM MUSEU DE ARTE ONDE A ADMINISTRAÇÃO É CONIVENTE COM A DESORDEM


TUDO SE VER NESTE MUSEU MENOS A OBRA DO MESTRE MURILLO LA GRECA


Outra grande nuvem de sombra que paira sobre os artistas plásticos brasileiros, são as formas de manipulação das leis de cultura, que foram criadas para proteger e estimular a produção cultural no país. A “Força Nacional do Artista Plástico”, alerta a todos os trabalhadores das artes plásticas, que 90% dos projetos para apoio financeiro-cultural no Brasil, através de órgãos oficiais de cultura, não têm em sua grande maioria objetivo de ajudar os artistas plásticos, pois estes só conseguem apenas uma fatia quase invisível diante das outras classes artísticas. E quem não tiver associado a algum produtor cultural politicamente engajado aos clubes ideológico, existentes dentro dos próprios órgãos culturais, poderá ficar aos ventos da sorte, pois se for por algum mérito pessoal não conseguirá a ajuda financeira desejada. O fato é muito claro, pois na verdade existem muitos concorrentes e há uma grande inclinação de se deixar os artistas plásticos de lado, os clubes ideológicos mordem o que resta, porque são partidários políticos. É necessário possuir consciência de que entre os músicos, grupos de teatro, folclore, blocos de carnaval, festas populares, artesanato, cinema, televisão, editores de livros, etc. sobra apenas uma pequena fresta para o artista plástico passar.  O grande problema é que o artista plástico brasileiro aprendeu a mendigar e acomodou-se a viver com migalhas.



OS CLUBES IDEOLÓGICOS DE ARTE DOMINAM OS ESPAÇOS



OS CORRUPTOS FAZEM O QUE QUEREM COM O DINHEIRO DA CULTURA NO BRASIL


O ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO SE ACOSTUMOU A VIVER DAS MIGALHAS


Enquanto na mídia tudo parece estar perfeito, a verdade nua e crua dos artistas plásticos brasileiros atualmente é triste, todos estão vivendo uma expansão de sua própria incapacidade perante o mercado de artes plásticas, que foi sucateado e transformado em riscos contínuos. E muitos para sobreviver arriscam fazer de tudo, entre plágios e mediocridades, para vender a preços de banana, esquecendo até da sua própria capacidade estética, tudo isso para fugir da “GRANDE CORRUPÇÃO CULTURAL DO BRASIL”. Enquanto grupos, protegidos pelos próprios órgãos de cultura, fantasiados de artistas plásticos, corruptos por direito legal, e que mudaram até o nome para “artistas visuais”, chupam toda sorte de oportunidades de trabalhos para os artistas plásticos profissionais do Brasil”, ficam impunes, nada será mudado e o futuro será incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário