sábado, 2 de julho de 2011

NO BRASIL UMA CLASSE PROFISSIONAL ESTÁ AMEAÇADA: A DO ARTISTA PLÁSTICO


A Força Nacional do Artista Plástico vem tentando conscientizar a classe dos artistas plásticos do Brasil, sobre a ação destruidora dos astuciosos que dirigem e patrocinam a “Arte Contemporânea Brasileira”. Esta manobra arbitraria na cultura brasileira está acabando com a sensibilidade visual do povo, iludindo e impondo uma ditadura artística. Este fato está exterminando com o senso crítico da arte nacional, bloqueando totalmente a liberdade de expressão dos nossos artistas plásticos e perturbando as condições profissionais da nossa classe (artistas plásticos), que somos produtores de uma arte manipulada, plasmada e dirigida primordialmente para a sensibilidade visual. A nova nomenclatura oficializada que definiu os artistas plásticos como “Artista Visual”, não é aceita pela Força Nacional do Artista Plástico. Ela torna-se redundante, porque as profissões que trabalham com a expressão visual são muitas e esta nova denominação confunde a intenção laboral dos “artistas plásticos” e banaliza a sua definição histórica. Muitas profissões também trabalham com a expressão visual, e não se intitulam pelo seu requisito “Visual”, são áreas profissionais que já possuem a sua legalidade trabalhista, como por exemplo: a Arquitetura, o Artesanato, o Circo, o Teatro, a Gráfica, o Cinema, a Televisão, a Programação Visual, a Publicidade, a Estética do Cabelo, a Maquilagem, o Design de Produto, o Design de Moda, a Medicina Estética, a Computação Gráfica, etc.


ARTES VISUAIS



ARTES VISUAIS



ARTES VISUAIS




ARTES VISUAIS




ARTES VISUAIS



Já é bastante visível a atuação destas facções destruidoras da sensibilidade Nacional, que desorientam o senso estético do público e estão corrompendo as conquistas já adquiridas pelos profissionais de artes plásticas brasileiros através da historia. Já faz algumas décadas que, as instituições culturais do Brasil estão sendo comandadas por grupos arbitrários e eleitoreiros, seguidores de um modelo padronizado com a intenção de mudar o comportamento sensível do povo. Estas ações foram conduzidas por uma ordem semi-oculta, que tem um objetivo bem “holocáustico” para os profissionais das Artes Plásticas do Brasil, que é: “Acabar totalmente com a profissão do Artista Plástico”. Não se sabe o por que, desta ação fachista que comanda a sensibilidade artística nacional, sabe-se que existe a intenção de banalizar toda e qualquer criação artística dos artistas plásticos, que vivem de sua arte, que procuram se profissionalizar a custos altíssimos, sem apoio algum ao seu trabalho.





ARTES PLÁSTICAS - PORTINARI



ARTES PLASTICAS - DI CAVALCANTI





A modernização sempre foi um processo normal na evolução do mundo e a maioria dos movimentos de arte, tiveram o seu curso natural, iam e vinham, sem a intenção de impor de forma institucional os seus padrões. A liberdade de expressão nunca foi amputada de todo e qualquer artista, durante a história da arte, cada artista tinha a liberdade de seguir o que mais lhe atraía como forma de arte, mesmo na época das grandes academias, qualquer artista podia sair e entrar quando quisesse nas novas propostas de arte e isso nunca foi motivo para a destruição da denominação profissional destes artistas. Hoje no Brasil, as coisas estão em estados de gravidade altíssima, a população brasileira não está mais sabendo discernir entre o que é belo o que é feio. O irônico é que no mundo, os artistas plásticos de diversos países, estão passando para uma fase de liberdade nunca vista na historia, e podemos até verificar o fato, pois qualquer pessoa pode acessar o blog artodyssey1 e observar, e sentir, como no Brasil os canais da criação plástica estão sendo fechados, e tudo segue apenas uma moda imposta nacionalmente.


A nossa missão não é a de bloquear ou mudar o pensamento do povo, a nossa guerra não é contra a “Arte Contemporânea”, a nossa batalha é contra os efeitos desta condução comportamental que está havendo no Brasil no momento, e está causando danos a profissão do artista plástico. Cabe a qualquer pessoa que possa ler esta postagem, analisar os argumentos e pensar um pouco mais sobre a situação de milhares de brasileiros que vivem de sua arte, que é plástica, e que por coincidência é visual, como muitas outras.

A Força Nacional do Artista Plástico está propondo a toda a classe dos Artistas Plásticos do Brasil, formarem associações de classe, e tendo já existente estas associações, que as transforme em Sindicato, pois só assim poderemos chegar a fundação da “Ordem dos Artistas Plásticos do Brasil”, e poder decidir a nossa atuação profissional sem a interferência de forças prejudiciais à nossa classe. 


Obs: O Sindicato dos Artistas Plásticos de Pernambuco, já possui um pré projeto para a criação do “Estatuto Nacional do Artista Plástico”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário